Aceitação – Comando Sul Livro 3

ACEITACAO_1454445451551866SK1454445451BAceitação
De Jeff VanderMeer

Sinopse oficial: É inverno na Área X, a misteriosa região selvagem que há trinta anos desafia explicações e repele pesquisadores de expedição após expedição, recusando-se a revelar seus segredos.

Enquanto sua geografia impenetrável se expande, a agência responsável por investigar e supervisionar a região o Comando Sul entra em colapso. Uma última e desesperada equipe atravessa a fronteira, determinada a alcançar uma remota ilha que pode conter as respostas que eles tanto procuram. Se falharem, o mundo do lado de fora estará correndo perigo.

Aceitação, o último livro da trilogia, conecta os dois livros anteriores, Aniquilação e Autoridade, em capítulos breves e acelerados, narrados da perspectiva de personagens cruciais. Página após página, os mistérios são aos poucos solucionados, mas as consequências e as implicações dos acontecimentos passados jamais serão menos profundas ou aterrorizantes.

Minha opinião: Como esse é o terceiro e último livro da saga, o que a gente espera? Que ao final a gente saiba o que é a Área X, de onde veio, para que veio, como veio, etc… E o que eu descobri após essa leitura?



NADA! Um nada bem grande na minha cara! Ok, 1% das coisas foram reveladas mas o que é 1%???? Eu digo pra vocês: NADA!

Tá, eu me irritei um pouco mas gente, que livro ruim! Ele é sim melhor que o segundo livro mas não é um terceiro livro digno. Não explicou muitas coisas e minha curiosidade não foi sanada. O final também foi muito nada a ver, então fiquei genuinamente triste porque gostei tanto do primeiro e tinha tantas esperanças para essa saga… #tristezadefine 😦

Vamos à narrativa chata: não é muito difícil mas também é meio truncada. Ela nunca foi muuito fluida, mas graças à nossa curiosidade conseguimos avançar bem, mas temos muitas palavras complicadas e muita enrolação (aquelas partes em que o autor fala, fala e fala mas não diz nada, sabem?). Uma coisa que ajuda bastante é a mudança de perspectiva através de vários pontos de vista – isso torna tudo mais interessante.

Os principais personagens são a Ave Fantasma, a Bióloga, o Controle, a Diretora e o Faroleiro. São pontos de vista bem diversos que misturam presente e passado. Só não entendi porquê a narrativa da Diretora foi em segunda pessoa (“Você entra na cozinha e pega uma faca. Você vê um celular…”). Se o objetivo era nos aproximar dela eu te digo que não deu certo. Já o POV do Faroleiro foi um dos mais interessantes e podia ser melhor. Faltou alguma coisa, sabe? Tinham momentos muito bons em que você achava que ia desvendar tudo mas não… acabou de maneira meio louca, assim como todas as outras coisas.

Não sei se para entender completamente o livro tinha que ser um filósofo, um antropólogo ou uma pessoa muito inteligente, mas, se precisava, eu descobri que sou bem burrinha. kkkkk 😛
Claro, não vou dizer pra vocês que algumas coisas não foram explicadas, mas enfim… muito ainda precisava ser contado, então vou parar por aqui antes de xingar o livro de palavras feias. hauhauhaua

Pessoal, vocês me conhecem e sabem que odeio ter que falar mal de um livro, principalmente porque gosto é gosto: eu posso ter odiado mas pode existir quem ame! Então deixo claro que essa é a minha opinião, e que, de fato, eu não recomendo esse livro (ou essa saga) para ninguém.

Bjs
Marina

Anúncios

5 comentários sobre “Aceitação – Comando Sul Livro 3

  1. Vou ter que deixa aqui minha opinião. Faz apenas 10 minutos que terminei a triologia e estou super indignado. Odeio filme que acaba, o letreiro começa a subir e voce fica olhando para a tela incrédulo que o filme acabou e voce não entendeu nada. Serio.. foi exatamente assim que me senti.

    Eles estão em outro planeta? A Area X é um portal mesmo? Por que o tempo passa mais rápido la dentro? Para apagar mais rapidamente os tracos dos humanos? O que é a pedra que entrou pelo dedo do faroleio? O faroleiro vira mesmo aquele monstro que esta escrevendo na parede? O que é a torre que tanto falam? E a luz por onde o Controle caiu? Porque elas simplesmente viraram as costas e voltaram? Grace nem perguntou onde esta o Controle? Serio gente, é muita coisa sem explicação que a única coisa que posso pensar que o autor simplesmente perdeu o fio da meada e não sabia mais como terminar a historia, então ele apenas terminou…. assim, sem explicação alguma…

    Pior livro que li em toda minha vida. Super NAO recomendo. De boa… fiquem longe desta triologia, leia Mistborn. Muito mais interessante.

  2. Passei a noite estudando e procurando coisas sobre a teoria do livro. Muita gente fala coisas interessantes e que fazem ate que sentido mas como os próprios comentam, o livro é para ser um Weird Ficction. Então ele esta aberto a varias interpretações e nenhuma delas necessariamente esta certa ou errada.

    Por exemplo, vi em alguns blogs o próprio autor explicando sobre os replicantes (os clones), que a Area X vê as expedições como tentativas de espionagens e que com a tecnologia que ela tem (alienígena) ela cria clones e manda de volta como forma de contraespionagem.

    A flor que aparece no livro, o autor comenta que são como marcações. Por exemplo no livro, alguém deixa bandanas laranjas para se localizar dentro da Area X, as flores são a mesma coisa mas para a Area X se localizar ou quem sabe o que eles chamam de Brilhosos (que são os alienígenas em si?).

    O whitby por exemplo eu acho que era um clone pela forma como ele agia. O que não entendi era o que poderia ser o rato neste caso? Se era o verdadeiro Whitby e por isso não fugia (ja que se espera que um ser deste iria fugir ao primeiro sinal de perigo) ou se ele é apenas uma vida selvagem que o clone quer “salvar”.

    A luz no final do túnel/torre parece ser o portal que eles comentam que fica embaixo da agua. Acho que ele sim liga o nosso planeta ao planeta alienígena. Alguem comentou que em um dos livros (1 ou 3) é comentado que algo sai de dentro do portal ou da a impressão de sair.

    O ser rastejante é Saul (duh) mas o livro não mostra a conversão completa dele, apenas deixa isso escrito entre linhas. Mas uma coisa muito forte perto dos últimos capítulos de Saul. Ele não quer que Charlie volte por medo do que pode acontecer com Charlie. Entao a barreira existe por conta do Rastejador? Ou ela esta la por conta da tecnologia alienígena.

    Uma coisa que chamou minha atenção foram duas situações, primeira o vulto que aparece atrás da Clone Biologa e outra coisa foi o rasgo que aparece no ceu para o Controle (?)? O que seriam estas coisas?

    Assim lendo varias teorias realmente deu uma clareada e um rumo a triologia. Mas ainda assim, como muitas outras pessoas acho que ele devia ter dado pelo menos um rumo aos leitores, mesmo que não entregando o fim.

    Se voce le em ingles, aconselho a ler este site: https://www.reddit.com/r/SouthernReach/comments/54rt23/heavy_spoilers_collected_theories_and_terroirs/

    Foi o que mais me clareou para o livro. Vou ver se mais para frente eu volto e releio agora com outros olhos. Procurando as pistas no meio do livro e não esperando tudo mastigado no fim. 🙂

    Espero que te ajude tb.

    Abs

Deixe sua opinião ;)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s