Plus One

PLUS_ONE_1391208955BPlus One
De Elizabeth Fama

Sinopse oficial: Soleil Le Coeur, de dezessete anos de idade, é uma Smudge (Noturna) – um morador da noite proibido por lei de sair durante o dia. Quando ela finge uma lesão, a fim de obter acesso e sequestrar sua sobrinha – uma recém-nascida Ray (Diurna), ela coloca em movimento uma aventura de ritmo acelerado que vai trazê-la em conflito com os legisladores poderosos que comandam seu mundo, e atraí-la para o menino que ela estava destinada a se apaixonar, mas que também é Ray.

Situado numa realidade alternativa vívida e povoada com personagens complexos, profundamente humanos em ambos os lados da divisão do dia-noite, Plus One é um drama brilhantemente imaginado da liberdade individual e dos direitos civis, e uma história de aventura romântica em ritmo acelerado.

Minha opinião: Olha, não tenho nem palavras pra expressar o meu descontentamento e a minha decepção com esse livro. Tinha tudo para dar certo: uma capa linda, uma sinopse interessante e uma sociedade com regras controladoras. Me pergunto então como foi que a autora conseguiu transformar tudo isso no que eu acabei de ler…

Primeiro vamos aos personagens principais: A Sol não é gostável logo de cara, e é muito rebelde e explosiva, uma personalidade que não me agrada muito, então não consegui me identificar com ela, muito menos “desvendá-la”. Aí temos o D’Arcy, que é certinho, metódico, um bom rapaz, etc, até que conhece a Sol e inexplicavelmente se apaixona por sua rebeldia, largando Deus e o mundo pra ficar do lado dela. Tudo isso em quanto? Uma semana? Um dia? Não… algumas horas, apenas. Aí você pensa: tudo bem, com certeza ele tem um motivo maior por tráz para ter se apaixonado, não deve ter sido logo de cara. Mas sim, foi.

Enfim… o romance dos dois é bonitinho e talz, mas não “segura” a história. E vamos à ela: o desenvolvimento é cheio de falhas. A autora tenta explicar com algumas referências à tecnologia mas achei muito precário o enredo e o desenrolar dos fatos. Fora que é chato, temos poucos momentos que prendem nossa atenção, o que torna a leitura cansativa. A única coisa bacana foram os Nomas, umas pessoas esquisitas, ultra nervosas e que se vestem com uma mistura de punk com palhaço. Achei eles bem interessantes, mas ficaram sem um final. De verdade, eles simplesmente evaporaram e nunca mais ouvimos falar…

O principal “cenário” – as jornadas separadas entre dia e noite – tinha tudo pra ser uma coisa boa, e achei inclusive muito bem pensado, mas não sei como explicar melhor: é tudo muito raso, superficial e não temos um bom motivo pra essa “separação”. Temos um motivo simples e que, se pararmos para analisar, nunca seria suficiente para isso. Ou seja, mais uma falha.

E o que dizer desse final? PRECISA ter uma continuação para esse livro, ou eu juro que ele vai entrar na lista dos piores finais do mundo.

Ao meu ver foi uma leitura muito aguardada e que decepcionou bastante. Em diversos momentos pensei em parar de ler, mas continuei para treinar o inglês – já que é um intermediário para avançado bem bacana. Então foi um misto de “aquilo que não é” com “aquilo que poderia ter sido”.

Resumindo: não gostei. Ele atrasou as minhas leituras do ano e ainda conseguiu a proeza de me deixar “bodeada”, então espero superar essa pedra no meio do caminho e partir pra outra. hauhauhauaa

Bjs
Marina

Um comentário sobre “Plus One

  1. Li um livro que mostra um monte de efeitos nocivos da cafeína que tem no café, chocolate, chás, refrigerantes e energéticos… achei esse livro lá na Amazon com br e o nome dele é DECAF ME Sonhos Vitalidade Criatividade. vale a pena ler.

Deixe sua opinião ;)

