Adaptações Literárias – Multiresenha

Olá gente, tudo bem?

Bom, como vocês já sabem eu fiquei um pouco sem motivação para ler depois da minha cirurgia então passei dia e noite vendo filmes, rsrsrs. Coloquei meu catálogo em dia e vou falar um pouquinho sobre as adaptações literárias que eu vi e li o livro também – para poder comparar.

JOGOS VORAZES – A ESPERANÇA PARTE 2

jogos vorazes pt2

Acho que, no geral, a saga Jogos Vorazes foi uma das mais fiéis adaptações que existem. Esse último filme teve uma cota pequenininha de modificações, mas nada muito grave ou que fizesse a história tomar outro rumo.

As atuações como sempre foram de tirar o fôlego e a Katniss (Jennifer Lawrence) é simplesmente PERFEITA. Essa mulher arrasa muito Brasil!!!! Acho que nunca vi uma cena de choro desesperado tão boa quanto a que ela fez no filme. Não vou falar qual cena para não dar spoilers, mas foi uma cena fenomenal (palmas!).

O cenário e a história são tão envolventes que o filme tem 2h30 (mais ou menos) mas sentimos como se tivesse 1h – passa muito rápido! E o desfecho do enredo foi excelente, apenas com ressalvas para os últimos minutos do filme que pareceram sessão da tarde e não foram idênticos ao livro, mas ok! 🙂

ACADEMIA DE VAMPIROS

vampire-academy-750x400

Taí mais um filme que muita gente gostou e que mal chegou aos cinemas brasileiros (esse filme foi bem falado e polêmico na época) e eu achei MARAVILHOSO!!! Fiquei morrendo de vontade de reler os livros, porque foi como se os personagens tivessem saído da minha mente e tivessem ido parar nas telas *-*. E a Rose… ai, como morri de saudades! O que eu sinto por ela é um misto de inveja boa, amor, amizade, paixonite (kkk) e sei lá mais o que… ela é incrível e a atriz interpretou muito bem esse papel. ❤

E o ator que faz o Dimitri: no começo achei que não era tão gato mas gente… cena após cena em que ele aparecia era um caso de “menina me abana porque subiu um calor!!!”, huahauhaa.

A atmosfera dos livros foi captada com perfeição, e o tom irônico e engraçado dita todas as cenas. Morri de rir!

Achei que foi fiel o suficiente. Resumiram bem a história, explicaram tudo direitinho, então foi uma boa adaptação: ASSISTAM!!!! ❤ ❤ ❤

DEZESSEIS LUAS

beautiful-creatures04

Vi esse filme e logo depois já fui ler o livro para poder comparar. Eu amei o filme, achei bem legal, engraçadinho e com uma boa história, mas infelizmente a adaptação foi um desastre se comparada com o livro: mudaram as características de alguns personagens principais, mudaram a história, mudaram os acontecimentos… acredito que foi bem tenso para os fãs!

Mas eu, em minha humilde opinião, achei a adaptação melhor do que o livro. Tirando a riqueza de detalhes que a narrativa sempre nos traz e as películas não, a história do filme foi mais legal… mais simples (às vezes a simplicidade é o melhor caminho). O final foi mais fácil de entender e acompanhar do que no livro – acho que foi o mesmo caso de Sangue Quente.

Só achei que a atriz que interpreta a Lena ficou muito abaixo do esperado, mas enfim… é um bom filme!

PROVA DE FOGO – MAZE RUNNER 2

THE SCORCH TRIALS

Acho que essa foi minha maior decepção nesse ano com relação a adaptações literárias: eu estava esperando um filme super fiel ao livro, mas a história é COMPLETAMENTE diferente. Acho que se fôssemos medir, seria 98% diferente e 2% igual. Sério! Os elementos (deserto, boate) e alguns personagens até que estavam lá mas nossa… foi nada a ver.

E eu estava tão entusiasmada, tão empolgada, que fiquei MUITO, mas MUITO decepcionada. Uma amiga minha falou que todo mundo estava gostando justamente porque o livro era chato e o filme estava mais animado, mas eu tinha gostado do livro. 😦

Realmente o filme está mais animado, com mais ação e tudo mais mas… ah nossa eu sei lá, acabei de assistir com um sentimento muito triste dentro de mim. Fora que achei muitas cenas do Thomas forçadas demais… ele é um bom ator (e lindo!) mas notei algumas caras e bocas exageradas alí… (alguém mais compartilha dessa opinião?).

O Minho continua roubando todas as cenas, então vou ver o terceiro porque quero saber o que vai acontecer com ele, já que não consigo prever nada com base nos livros porque a história é outra. 😛

Mas meu namorado adorou pessoal, então não sei se eu sirvo de parâmetro nessa….

SIMPLESMENTE ACONTECE

simplesmente-acontece

Ok, o post sobre esse livro ainda não foi pro ar, mas eu li depois de assistir ao filme e devo dizer que, embora tenham os elementos em comum, a história é totalmente diferente.

Gostei muito tanto do livro quanto do filme, e não é certo compará-los porque, de novo: são completamente diferentes. Acho que a história serviu  só como base mesmo.

O Alex.. gente, que homem! Nunca fui muito com a cara desse ator (desde que vi Jogos Vorazes), mas agora mudei completamente de ideia e acho que o amo. Mesmo, de todo o coração! ❤ HUAHUAHUA e a Lily Collins nem precisa dizer, é linda né? Qualquer papel que ela faz eu adoro.

O filme é extremamente romântico, fofo, e tem aquele mix de sentimentos: feliz/triste/amor/ódio/indignação/resiliência/aceitação, etc. Chorei um pouquinho, mas nada de mais… ele tem um final feliz, então vale a pena assistir!

LUGARES ESCUROS

lugares

Resumindo: o filme não chega nem aos pés da primeira página do livro. Sim, é triste dizer que essa adaptação foi uma furada. Não sei se é porque eu já sabia o final do filme, mas não consegui me surpreender com nada, não consegui sentir profundidade nas cenas e, principalmente, terminei de assistir com aquele sentimento de “Poxa, poderia ter sido tão melhor, mesmo se eu não tivesse lido o livro…”.

Em comparação, além das diferenças físicas entre os personagens nas páginas e na telinha, temos muitas cenas e histórias importantes por trás de tudo que não foram contadas. Tínhamos motivos, desejos e sonhos que foram deixados de lado e as cenas se tornaram vazias… não senti emoção, por mais que fossem muitos atores famosos (e bons!) ali.

Enfim, não tomem o livro pelo filme. Recomendo que leiam mesmo porque é muito melhor! Na verdade nem sei se recomendo assistirem esse filme… foi tão blá….

É isso pessoal. Vocês gostaram desse tipo de post? Acho legal ter o feedback de vocês, porque se vocês gostarem eu faço mais, se odiarem eu paro imediatamente 🙂 hahaha

Bjs
Marina

2 comentários sobre “Adaptações Literárias – Multiresenha

  1. Ei Marina. Adorei seu post. Eu sou uma daquelas leitoras que adora quando surge adaptação só para ver as diferenças entre o livro e o filme, e amo quando é fiel ao livro. O filme Simplesmente Acontece é uma história da autora Cecilia Ahern, que já teve um outro livro adaptado. No PS: Te Amo aconteceu o mesmo problema, pegaram apenas a base do livro para fazer o filme. No fim são duas histórias diferentes. Mas eu gostei tanto do filme quanto do livro. Bjos
    http://www.uberfashionblog.wordpress.com

    1. Oi Tina, que bom que gostou do post, somos iguais: também fico louca com uma adaptação! rsrsrs
      Ah, eu não sabia que o PS Eu Te Amo era tão diferente do filme, acho que vou ler então!
      Bjs e obrigada 🙂

Deixe sua opinião ;)

