Dias Perfeitos

DIAS_PERFEITOS_1394296860BDias Perfeitos
De Raphael Montes

Sinopse: Téo é um solitário estudante de medicina que divide seu tempo entre cuidar da mãe paraplégica e examinar cadáveres nas aulas de anatomia. Durante uma festa, ele conhece Clarice, uma jovem de espírito livre que sonha tornar-se roteirista de cinema. Ela está escrevendo um road movie sobre três amigas que viajam em busca de novas experiências.

Obcecado por Clarice, Téo quer dissecar a rebeldia daquela menina. Começa, então, uma aproximação doentia que o leva a tomar uma atitude extrema. Passando por cenários oníricos, que incluem um chalé em Teresópolis e uma praia deserta em Ilha Grande, o casal estabelece uma rotina insólita, repleta de tortura psicológica e sordidez. O efeito é perturbador. Téo fala com calma, planeja os atos com frieza e justifica suas atitudes com uma lógica impecável.

Minha opinião: senti medo ao ler esse livro. Medo porque eu já tive minha fase inconsequente, assim como a Clarice (mocinha da história), e o que aconteceu com ela podia ter acontecido comigo. Com qualquer um. Mais uma vez fiquei pensando como a gente não conhece ninguém mesmo nessa vida e não podemos nunca confiar nas pessoas que mal conhecemos…

Sim, é um livro perturbador. Téo, o personagem principal, é nitidamente um psicopata, ou sei lá, tem alguma doença mental muito grave: falta empatia, falta amor, falta carinho e sobra obsessão. Ele realmente acha que as atitudes que toma estão corretas e que os errados são os outros e não ele. o.O

Não é possível obter qualquer tipo de identificação com ele, o que é um pouco esquisito, já que sempre esperamos nos conectar com os personagens principais. E a Clarice acabou se mostrando mais esperta do que eu achava no início… no final do livro fiquei triste pelo fim que a aguardou. Ela não merecia tudo que aconteceu com ela, mas essa é a questão, não é? – Ninguém merece. Esses psicopatas são simplesmente loucos! Ninguém está a salvo!

Enfim, foi mesmo perturbador gente, fiquei “impressionada”, rsrsrsr. Aliás, fiquei mesmo muito surpresa (positivamente) com essa leitura: é muito bom ver mais um autor nacional escrevendo livros tão interessantes e diferentes. 🙂

A narrativa dele é instigante – o começo é meio paradinho mas de repente somos fisgados e não conseguimos parar de ler. Recomendo!

Bjs
Marina

6 comentários sobre “Dias Perfeitos

    1. É ótimo sim Tati, mas acho que eu não iria querer conhecer ele mais a fundo… Kkkk mas sim, esse sentimento de que ninguem quer “perder tempo” conhecendo ninguem é verdadeiramente triste…

    1. Aaahhh acho que o final “triste” completou esse ar pesado do livro… Talvez se final tivesse sido lindo a gente terminaria de ler e logo esqueceria tudo que aconteceu… sei lá rs acho q foi um final digno.

  1. Estou com esse livro na minha lista, estou tentando ler mais autores brasileiros, comecei com Daniel Galera passei por Fernanda Torres e Raphael Montes é o seguinte.

    Eu fiquei fascinado pela história, estamos vivendo um momento em que as mulheres finalmente estão expondo relacionamento abusivos e esse tipo de livro ajuda as pessoas que não passam por esse tipo de relacionamento a entender o que muitas vezes acontece com alguém próximo.

    http://52semanasemlivros.blogspot.com/

    1. Oi Rodrigo, obrigada pelo comentário 🙂

      Eu também estou querendo “expandir meus horizontes” e ler mais autores brasileiros… você gostou dos livros do Daniel e da Fernanda Torres? Eu sempre tive vontade de ler mas fico adiando… se for bom me fala que eu já ponho na lista 🙂

      Bjs

Deixe sua opinião ;)

