Kobo x Lev x Kindle – qual é a melhor opção?

Oi pessoal, tudo bem?

Acho que a maioria de vocês sabe o que aconteceu com meu Kobo, mas, para quem chegou agora, vou resumir: ele sempre deu problemas, mas agora pifou de vez. Quebrou mesmo! Enquanto eu não comprava um leitor novo peguei emprestado o Kindle da minha irmã. Depois comprei meu Lev da Saraiva. E agora estou aqui para contar tudo sobre cada um para vocês e ajudar na escolha do seu leitor digital. 🙂

Ah! Já adianto que será um texto GIGANTE! rsrs

veja-comparativo-entre-os-e-readers-disponiveis-no-brasil-e-descubra-qual-o-melhor

Tabela comparativa

Aqui nesse site – Vida sem papel – a pessoa fez diversas tabelas comparando as versões com e sem luz dos 3 dispositvos. Achei legal deixar o link aqui em vez de reproduzir a tabela para, além de dar os créditos para quem escreveu, levar vocês para um site bem interessante e cheio de links bacanas. 😉

Kobo

790774

Ok, esse foi o primeiro leitor de livros que conheci e utilizei. Quando comprei (o meu é o modelo Kobo Glo) era um super lançamento da Livraria Cultura, então paguei caríssimo… mas achei tão lindo! *-* Ele é ROSA!!!

O Design, para mim, é o melhor dos três. Não apenas por ser rosa, mas acho a parte de trás muito bonita – tem uns relevos que formam um padrão emborrachado – e a gama de cores disponíveis é muito boa. O layout interno também é o mais intuitivo dos três e muito fácil de utilizar.

Mas as vantagens param por aí. Não tive sorte com o funcionamento dele – o touch era MUITO RUIM!!!! Sério: para passar as páginas eu tinha que clicar várias vezes. Quando funcionava direito demorava muito para carregar as páginas. Quando não funcionava ele contabilizava meus cliques e passava 50 páginas de uma só vez. 😛

Ele vivia travando também. Outras vezes era pior: eu estava com ele desligado na bolsa e, do nada, ele se auto-reiniciava. Assim, sozinho mesmo – e aí todos meus livros eram apagados.

Até que, nesse ano, depois de muito sofrimento ele quebrou de vez: ele reconhece os livros comprados, mas os que eu baixava e passava através do cabo não. Ele não sincroniza mais com computadores – a sincronização sempre trava nos 85% e não finaliza. Além disso a bateria não está carregando mais por completo… ou seja: uma bela porcaria! Achei que eu tivesse sido azarada mesmo mas li MUITAS críticas e reclamações com relação a todos esses pontos em fóruns, sites e no RECLAME AQUI. Ah! Tentei de tudo gente: até formatei! Mas não adiantou…

Aí desisti mesmo… não dava! 😛

Kindle

kindle1

A briga nesse páreo não é totalmente justa: o Kindle da minha irmã não tem touch. Nem luz. mas olha… vou te falar que dá de mil a zero no Kobo!!!

O layout interno dele não é tãaaoo intuitivo mas dá pra usar bem. Também não tem opções de cores nem nada, então nesse quesito está abaixo do Kobo. Mas está acima do Lev – o design dele é bem feinho gente, hahahaha.

Ele é rápido. Muito rápido! E a impressão na tela é a melhor de todas – é a que mais se assemelha ao papel. Não tem brilho, o contraste é perfeito e foi o que me proporcionou uma leitura mais confortável aos olhos.

Já testei um Kindle com touch aqui no trabalho e achei fenomenal o tempo de resposta: muito rápido! E até hoje não presenciei travamentos… rsrs quem tem AMA!

kindle-paperwhite-sequel-post-1378218546

O único ponto fraco pra mim é o formato dos livros: mobi. Enquanto a maioria dos arquivos disponíveis gratuitamente na internet são epub, o Kindle, da Amazon, me vai na outra direção e coloca um formato de arquivo diferente… ok, é só converter, mas muitas vezes o processo dá errado, viu!

Lev

Saraiva-Lev

Aqui estamos, com a minha aquisição mais recente: O Lev, da Saraiva. Na minha opinião ele supera também o Kobo, e fica empatado com o Kindle. Não dá pra negar que o aparelho da Amazon é o que tem a melhor tecnologia dos três, mas o Lev passa raspando nesse pódio!

O design dele é o mais feinho deles – juro que me desanimei quando vi – mas ele é muito anatômico! Achei o encaixe na minha mão ótimo e o botão dele (que parece de um iphone) ajuda bastante. O layout interno não é tão organizado quanto o do Kobo, mas me dei super bem com ele.

As vantagens desse aparelho são ótimas:

  • Leitor de PDF

Testei só uma vez mas funcionou incrivelmente bem: ele pega os pdfs e, em vez de visualizá-los numa folha e colocar aquela lupa chata para navegar por ela, ele transforma automaticamente em formato livro. 😀

  • Organização por pastas

Não, não são as coleções, prateleiras, nem nada desse tipo: você pode organizar em pastinhas de computador mesmo. É só você copiar aquele seu diretório cheio de livros e organizado por pastas para ele que ele absorva essa informação. É TUDO QUE EU SEMPRE QUIS!!!!

  • Multitouch

Você aumenta e diminui as letras dos livros como faz no seu celular: com dois dedos no formato de uma pinça. Ajuda, mas não é todo esse trelelê não…

lev02_thumb[6]

Enfim, o tempo de resposta dele ao touch é super rápido e funciona muito bem! Só achei a “tinta” da letra um pouco fraca. Faltou contraste, como tem no Kindle.

CONCLUSÃO

Eu compraria um Kindle ou um Lev. Não compre o Kobo – embora ele seja bonitinho, deixa muito a desejar!

Aí vai de você: os dois aparelhos são equivalentes, então depende das suas necessidades. Lembrando que, para aqueles que lêem em inglês, a Amazon tem muito mais títulos do que a Saraiva. E, para aqueles que baixam muitos arquivos de graça na internet, o Lev aceita formato epub e tem aquela opção do pdf – o que é muito vantajoso.

Espero que tenha ajudado de alguma forma. 🙂

Bjs
Marina

[EDIÇÃO – 20/5/2016]

Pessoal, me avisaram via comentário que quem comprou o Lev nesse ano pode ter problemas, pois a Saraiva está realmente catalogando defeitos e ainda não sabe o ocorrido.

Até hoje não tive problemas com o meu (ainda está perfeitinho), mas acho legal avisar vocês para também ficarem de sobreaviso.

Por enquanto a minha recomendação é comprar o Kindle mesmo, diante dessa situação.

Bjs

34 comentários sobre “Kobo x Lev x Kindle – qual é a melhor opção?

  1. Oi Marina, tudo bem?
    Eu estou querendo adquirir um e-reader e fiquei entre esses três. Mas estou pensando em comprar o Kindle Paperwhite, que é touch e tem luz. Já ouviu falar dele? Recomenda?
    Obrigada 🙂

    1. Oi Anna,

      Sim, esse paperwhite foi o que eu vi brevemente no meu trabalho e que falei que o touch funciona super bem. Como eu falei, o kindle ou o lev são as melhores escolhas, na minha opinião, então acho válido você comprar ele sim! No geral a tecnologia do Kindle é superior ao dos outros, mas eu tenho um fraco pelo Lev huahauha

      Bjs

    1. Oi Julio, pois é. O Kindle só lê formato .mobi mesmo, se você colocar um epub nele não funciona, dá arquivo corrompido. Esse também foi o principal fator da minha compra, porque eu já tinha milhões de arquivos em epub e nao queria ter que deixá-los para trás. Uma pena 😦 Mas to gostando muito do Lev, viu! Eu vi em promoção na Saraiva nessa Black Friday, aproveita! 😉 Bjsss

  2. Olá Marina! Vim para deixar meu “testemunho” sobre o LEV. Ele é bom, barato e quanto à beleza, é fato que não lindão, mas é satisfatório. A parte chata é que nem sempre ele vai abrir os arquivos pdf’s de boa. Tem um arquivo ou outro que trava o meu LEV e já aconteceu comigo um arquivo travar no meio da leitura e quase morri de ansiedade para terminar de ler meu querido livro, fora isso, é um ótimo e-reader. Eu comprei a capa Golla afinal, aproveito as viagens de ida e volta do trabalho e a capa é ótima para disfarçar o aparelho.

    1. Oi Ana, vixi aconteceu isso uma vez comigo eu achei q era azar mesmo mas acho que acontece com mais frequencia do que eu imaginei então 😦 mas eu estou gostando muito fora isso porque também não tenho muitos arquivos em PDF então não sofro muito… Mas ele é bom e barato mesmo 🙂 e no formato epub né rsrs acho mais facil achar livros nesse formato na internet 😉 hehe
      Obrigada pelo testemunho!!! ❤
      Bjsss

  3. Oi Marina! Encontrei seu blog justamente por estar pesquisando um bom e reader para comprar. Estava decidida pelo kobo até ler sua resenha, agora ja estou tendendo ao lev. Todo mundo fala muito bem do kindler, porém não ler epub é um fator determinante para desistir da compra, no entanto, estou me aventurando a ler livros em ingles para aprimorar a lingua mesmo, sera que encontro esses livros na saraiva ou pela internet a fora?

    Briiigada

    1. Oi Luciana! Você encontra alguns títulos em inglês na Saraiva sim, mas tem vários para baixar em epub (de graça) pela internet a fora 😉 eu compro poucos, a maioria baixo mesmo kkk
      Minha amiga comprou o Kindle e ela falou que é super simples comverter epib em mobi com um programinha de conversão que ela baixou na internet. Eu não sei, no meu caso prefiro evitar a fadiga então escolhi o Lev mesmo huahuahua mas só pra você saber que até qud não é tãaaaao complicado assim se vc escolher o Kindle 🙂
      Bjsss

Deixe sua opinião ;)

