Sombra e Ossos – Trilogia Grisha Livro 1

SOMBRA_E_OSSOSSombra e Ossos
De Leigh Bardugo

Sinopse oficial: Alina Starkov nunca esperou muito da vida. Órfã de guerra, ela tem uma única certeza: o apoio de seu melhor amigo, Maly, e sua inconveniente paixão por ele. Cartógrafa de seu regimento militar, em uma das expedições que precisa fazer à Dobra das Sombras – uma faixa anômala de escuridão repleta dos temíveis predadores volcras –, Alina vê Maly ser atacado pelos monstros e ficar brutalmente ferido. Seu instinto a leva a protegê-lo, quando inesperadamente ela vê revelado um poder latente que nunca suspeitou ter.

A partir disso, é arrancada de seu mundo conhecido e levada da corte real para ser treinada como um dos Grishas, a elite mágica liderada pelo misterioso Darkling. Com o extraordinário poder de Alina em seu arsenal, ele acredita que poderá finalmente destruir a Dobra das Sombras.

Agora, ela terá de dominar e aprimorar seu dom especial e de algum modo adaptar-se à sua nova vida sem Maly. Mas nesse extravagante mundo nada é o que parece. As sombrias ameaças ao reino crescem cada vez mais, assim como a atração de Alina pelo Darkling, e ela acabará descobrindo um segredo que poderá dividir seu coração – e seu mundo – em dois. E isso pode determinar sua ruína ou seu triunfo.

Minha opinião: um livro diferente de tudo que já li, muito original e que me conquistou em poucos capítulos. Posso dizer que estou apaixonada *-* por esse mundo e essa história. ❤

No começo, quando li o resumo, achei que a história se passasse no japão, porque li “gueixas” em vez de “grishas”. 😦 juro, cometi essa gafe!!! (vergonha… vexame…) Mas logo no primeiro capítulo já entendi e me coloquei nos eixos (graças a Deus, né? Rsrs), mas mesmo assim são tantos termos originais, tantas descrições, funções e coisas diferentes que precisei de um tempo até compreender esse universo completamente.

E que universo! Muita mágica, coisas interessantes para fazer, intrigas, fofocas, perigos – a autora acertou em cheio!!! Fiquei impressionada com a naturalidade com que somos inseridos nessa cultura e conseguimos nos apegar à ela. Além disso, não sabemos nada com certeza – ano em que se passa a história, local (suspeito que seja Rússia), quem é verdadeiro, quem não é, etc etc etc. Não sabemos no que ou em quem confiar.

A personagem principal, Alina é muito comum, portanto é facílimo nos identificarmos com ela. Mas ela se descobre ao mesmo tempo muito especial e extraordinária e é tão natural nos colocarmos no lugar dela que é uma daquelas leituras em que mergulhamos com tudo de cabeça e nos sentimos parte dessa transição.

Os outros personagens são todos muito bem trabalhados e nos conectamos com todos eles. O meu preferido é o Darkling, com seu ar misterioso, aquela energia acumulada e aquele gênio indecifrável… ❤ Mas a Genya também é muito boa e marcante.

Enfim, já temos o primeiro favorito de 2015! \o/ Recomendadíssimo. 😉

Bjs
Marina

Anúncios

Deixe sua opinião ;)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s