O Doador de Memórias

O_DOADOR_DE_MEMORIASO Doador de Memórias
De Lois Lowry

Sinopse oficial: Em O doador de memórias, a premiada autora Lois Lowry constrói um mundo aparentemente ideal onde não existem dor, desigualdade, guerra nem qualquer tipo de conflito. Por outro lado, também não há amor, desejo ou alegria genuína. Os habitantes de uma pequena comunidade, satisfeitos com a vida ordenada, pacata e estável que levam, conhecem apenas o presente o passado e todas as lembranças do antigo mundo lhes foram apagados da mente. Um único indivíduo é encarregado de ser o guardião dessas memórias, com o objetivo de proteger o povo do sofrimento e, ao mesmo tempo, ter a sabedoria necessária para orientar os dirigentes da sociedade em momentos difíceis.

Aos 12 anos, idade em que toda criança é designada à profissão que irá seguir, Jonas recebe a honra de se tornar o próximo guardião. Ele é avisado de que precisará passar por um treinamento difícil, que exigirá coragem, disciplina e muita força, mas não faz ideia de que seu mundo nunca mais será o mesmo. Orientado pelo velho Doador, Jonas descobre pouco a pouco o universo extraordinário que lhe fora roubado. Como uma névoa que vai se dissipando, a terrível realidade por trás daquela utopia começa a se revelar.

Minha opinião: ai que livro bom!!! *-*

Fui surpreendida por uma narrativa fácil, envolvente e por uma história fantástica!!! É incrível o que vamos descobrindo ao longo do livro – como a comunidade é, como funciona, o que significa cada coisa… É uma surpresa atrás da outra e com um toque bem profundo por trás: quem seríamos nós sem as nossas lembranças?

Jonas, o personagem principal, no começo é pouco interessante, mas com o tempo ficamos ligados a ele e nos sentimos conectados com esse personagem. É uma experiência interessantíssima enxergar tudo através dos olhos dele e descobrir tudo junto com ele.

Acho que dá para perceber que fiquei em êxtase ao terminar a leitura, certo? Kkkkk realmente achei perfeito. Um livro leve e muito interessante… Perfeito para curar uma ressaca literária ou para recomeçar após um tempo sem ler… Ele é revigorante!

Me lembrou muito o livro Destino, onde existia uma sociedade que controlava a vida de todos. É basicamente isso mas com a exeção de que só uma pessoa conhece a verdade absoluta sobre as coisas. A única coisa ruim é que é muito curtinho. Queria mais!!!! Rsrs

Recomendo muito, a todos, e fiquei super curiosa para ver o filme (que nesse caso suspeito que não consiga passar nem metade da emoção do livro hehe).

Bjs
Marina

Anúncios

2 comentários sobre “O Doador de Memórias

Deixe sua opinião ;)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s