Unwind – The Unwind Dystology Livro 1

UNWIND_1403860669BUnwind
De Neal Shusterman

Sinopse traduzida por mim: Em uma sociedade onde os adolescentes indesejados são mantidos através de partes de seus corpos, três fugitivos lutam contra o sistema que iria “desmembrá-los”.

Os pais de Connor querem se livrar dele porque ele é um encrenqueiro. Risa não tem pais e está sendo desmembrada para cortar custos do orfanato. O desmembramento de Lev foi planejado desde o seu nascimento, como parte de uma rigorosa religião de sua família. Reunidos por acaso e mantidos juntos por desespero, esses três companheiros improváveis ​​farão uma viagem angustiante através do país, sabendo que as suas vidas estão em jogo. Se eles podem sobreviver até seus aniversários de dezoito anos, não podem ser prejudicados – mas quando cada parte deles, de suas mãos a seus corações, são procurados por um mundo enlouquecido, dezoito parece muito, muito distante.

Minha opinião: preparem-se porque essa resenha vai ser looonga….. rsrsrs

Primeiro de tudo: a única parte negativa desse livro são as várias gírias em inglês, de difícil compreensão. Como assim? Pensem em Maze Runner: quando começamos a leitura nos deparamos com palavras como “trolho” (?) e “mértila”. São gírias específicas da história, que não tem uma prévia explicação e que precisamos descobrir sozinhos o significado. É exatamente isso que acontece nesse livro, porém num patamar elevado porque é em inglês – mais complicado ainda! Então acho apenas que faltou um glossário.

Sobre o enredo (plot), ele é altamente bem construído. Impecável! Podemos até pensar num primeiro momento que a história está muito comprida, que várias cenas não eram necessárias, mas no final tudo se encaixa de uma maneira…. que percebemos que precisávamos sim “viver” aquelas cenas para nos sensibilizar com todos os acontecimentos.

Falando em sensibilizar, o que foi esse livro??? Me chocou diversas vezes e tem toda uma discussão ética e moral por trás que te faz pesar no valor de uma vida e de um sacrifício. Vou explicar: UNWINDS são crianças de até 18 anos que podem ser designadas para serem desmembradas e seus membros implantados em outras pessoas. Então se você tem um filho que é muito travesso você pode assinar uma ordem para ele virar um unwind. Se uma criança mora na rua os policiais podem levá-la também para ser unwind, etc…. COMO ASSIM??? QUE PAI E QUE MÃE FAZEM ISSO COM O PRÓPRIO FILHO? Exato, e nesse livro acompanhamos diversas histórias que nos dão variados pontos de vista sobre esse ato.

Temos três personagens principais: Connor, Risa e Lev, mas a medida que a narrativa vai ganhando força temos pontos de vista de muita gente. Tem ponto de vista até da “multidão”. Juro, tem um capítulo que se chama “multidão”. Então se você não curte vários PDV melhor nem começar a ler esse livro… Mas só digo que cada uma dessas visões incrementa um pouco mais o macabro cenário que envolve esse livro.

E por falar em macabro, tem uma cena do livro – que descreve justamente a cirurgia de um Unwind – que passou dos limites! Fiquei chocada demais!!! Foi forte e desumano… É muito forte esse livro, em todos os aspectos, mas ele é bem mascarado… você acha que será uma historinha simples, com 3 garotinhos fugitivos, mas ela se mostra muito maior e mais assustadora.

Enfim, acho válido deixar um pequeno “glossário” caseiro do que eu entendi das gírias, caso alguém se interesse pela leitura. Vai ajudar, mas lembrem-se que é apenas a minha interpretação e o meu modo de colocar as coisas:

Unwind = desmembrado / pessoa destinada a ter seus membros retirados cirurgicamente e transplantados para outra pessoa
Tithe = criança que já nasceu destinada a ser um Unwind quando fizer 13 anos
Clapers = terroristas que batem palmas (sim, é isso mesmo e tudo é explicado no livro rs)
AWOL = adolescente fugitivo

Alguns desses termos são explicados no comecinho do livro, outros só lá para o final, então fica a dica do que cada um significa mais ou menos…

Recomendo? MUITOOOO!!!!! O livro é meio comprido e demoradinho mas vale a pena! 😉

Bjs
Marina

Anúncios

Um comentário sobre “Unwind – The Unwind Dystology Livro 1

Deixe sua opinião ;)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s