Gênesis – O que realmente significa ser humano?

GENESISGênesis
De Bernard Beckett

Sinopse oficial: Na ocasião em que a Terra foi arrasada pela Peste, os sobreviventes reuniram-se em uma nova sociedade. Separados do mundo exterior por uma cerca em pleno oceano, vivem em absoluto isolamento – aviões que se aproximam são abatidos; refugiados, executados. Até que um soldado escolhe romper com as regras e, em vez de disparar, resgata das águas uma menina. Seu nome é Adam Forde. Ele muda para sempre o curso da História.

Minha opinião: Bom, posso começar dizendo que esse livro não foi NADA como eu esperava. Não me decepcionei de fato, apenas imaginei que seria muito diferente, tanto na narrativa quanto na história em si.

Sobre a narrativa: ela não é fácil. Além de palavras truncadas e pensamentos complexos, temos um debate filosófico o tempo inteiro. As discussões sobre a caverna de Platão e todas aquelas aulas de filosofia que temos no colégio não são nada se comparadas à filosofia deste livro. Somos basicamente forçados a pensar o tempo inteiro. O cérebro cansa para quem não está acostumado! rsrsrs

Brincadeiras à parte, ele não faz meu estilo de livro. Achei que por ser uma distopia não fosse ter esses debates sobre a vida, a alma, a consciência e tudo mais – pelo menos não do jeito que tivemos, então fiquei um pouco em choque quando percebi que seria assim o tempo todo.

Tirando esse fator, temos uma história um pouco confusa. Demora um bom tempo até entendermos tudo que estava acontecendo, mas quando nos adaptamos se torna mais fácil de acompanhar os acontecimentos e raciocínios.

Anax é uma protagonista um pouco sem graça, e acho que de fato ela não foi construída para que a amássemos. Ela é apenas a personagem que nos explica o que aconteceu – a história do livro.

O enredo é ao mesmo tempo complexo e fascinante! Uma distopia muito bem escrita, por assim dizer. E QUE FINAL!!! Minha nossa eu não suspeitei nem por um segundo de tudo que aconteceu. Foi uma surpresa mesmo e a última página então passou como um borrão…. não consegui nem absorver direito toda a situação.

O que posso dizer é que é um livro diferente e muito filosófico. Se você gosta desse tipo de leitura vá em frente! Além de tudo ele é curtinho, então vale a pena. Se você é que nem eu e não gosta muito mas sentiu curiosidade de ler, prepare sua mente e dedique alguma atenção à ele, pois você vai precisar.

Gostei? É…. médio… foi bom matar a curiosidade e a história é bem forte, então de certa forma valeu a leitura. Mas não leria de novo.

Bjs
Marina

Anúncios

Um comentário sobre “Gênesis – O que realmente significa ser humano?

Deixe sua opinião ;)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s