A Menina Submersa – Memórias

A_MENINA_SUBMERSAA Menina Submersa
De Caitlín R. Kiernan

Sinopse oficial: ‘A Menina Submersa – Memórias’ é um verdadeiro conto de fadas, uma história de fantasmas habitada por sereias e licantropos. Mas antes de tudo uma grande história de amor construída como um quebra-cabeça pós-moderno, uma viagem através do labirinto de uma crescente doença mental. Um romance repleto de camadas, mitos e mistério, beleza e horror, em um fluxo de arquétipos que desafiam a primazia do ‘real’ sobre o ‘verdadeiro’ e resultam em uma das mais poderosas fantasias dark dos últimos anos.

Minha opinião: um livro forte! Muito bem escrito, original, fantasioso e real ao mesmo tempo – simplesmente uma obra prima! Porém, não é fácil de ler.

Com alguns temas pouco abordados ou polêmicos como esquizofrenia, homosexualismo e mudança de sexo, essa leitura foi uma grande surpresa, em todos os aspectos:

Primeiro eu achei que seria uma simples história de terror fantasiosa, mas não é simples assim – ela trata do terror de lidar com uma mente que te trai a todo instante e te perturba pouco a pouco… A loucura, a paranóia e a obsessão estão sempre muito presentes. É uma abordagem totalmente psicológica.

Depois, achei que a personagem principal, Imp, fosse divagar mais, se perder mais e talvez até não saber do seu estado mental, mas mais uma vez me enganei e fui surpreendida com uma narradora lúcida (na maior parte das vezes, rs), consciente da sua condição e fugindo dos truques da sua própria psique. Algumas coisas ditas por ela são tão sábias que suspeito que as pessoas nessas condições são mesmo portadoras de uma percepção extra sensorial do mundo.

Além de tudo, a linguagem é um pouco mais rebuscada do que estou acostumada e esperava encontrar – a narrativa não é fácil, algumas vezes deixa de ser linear e em outros momentos se torna incompreensível. Acho que a autora fez um excelente trabalho de pesquisa para simular uma pessoa esquizofrênica, porque acabamos o livro com aquela sensação de que entendemos tudo sobre as pessoas “loucas” e que agora sabemos como suas mentes funcionam.

A obra é repleta de referências a outros textos, livros e pinturas, então achei muito completa – repito que a pesquisa foi excelente e fundamental.

Não achei uma história assustadora, mas sem dúvidas é uma história de fantasmas. Recomendado!!!

Bjs
Marina

Anúncios

Deixe sua opinião ;)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s