Bienal do Livro 2014 (São Paulo) – Impressões e dicas

Bom dia pessoal!

Como prometido, esse post (gigante) vai contar um pouco da minha experiência na Bienal e passar algumas dicas caso alguém queira ir ainda nessa semana. 😉

IMG_20140824_120100282_HDR

Organização

Bom, já adianto para vocês que essa é a pior parte do evento. Logo que descemos no metrô Tietê para pegar o tão prometido transporte gratuito até o pavilhão do Anhembi, notamos que a fila dava a volta no quarteirão. NO QUARTEIRÃO!!!!! Era SUR-REAL… sério! Desistimos na hora e pegamos um taxi. Os taxistas estão fazendo preço fixo pela corrida: 15 reais, mas valeu a pena pelo estado em que a fila estava – chegamos em 5 minutos. Foi totalmente um dinheiro bem gasto, porque dividimos entre nós três (eu, a Julia – minha irmã que ainda é colaboradora do blog apensar de não escrever nada faz séculos – e minha amiga Tarsila).

Enfim, as filas não acabaram por aí: graças a Deus já tínhamos comprado nossos ingressos on-line porque a fila de compra… acho que se eu não tivesse comprado e chegasse lá ia dar meia volta e voltar. Ela dava voltas e mais voltas em zigue-zague (como aquelas filas de parque de diversões, sabem?) mas os zigue zagues eram do tamanho da minha rua lá de casa – gigantescos! Fora que ia até o estacionamento debaixo de um sol de 30 e poucos graus = Impossível!

E lá dentro não dava para saber qual era a fila de entrar, qual era de pagar, estava uma muvuca! Fomos seguindo o fluxo e percebemos que tinham pessoas há duas horas na fila para entrar, mas do nada liberaram mais portões e qualquer um podia entrar sem fila. Acho que se eu fosse uma dessas pessoas que ficou horas na fila teria socado o segurança que veio dar esse recado. JURO!

Ou seja… dentro do pavilhão estava uma loucura!!!

Essa foto abaixo é logo da entrada, que era uma das partes mais vazias:

IMG_20140824_115508901_HDR

O que eles fizeram de errado? Estandes mais visados de várias editoras no mesmo espaço, pouco espaço entre os estandes para se locomover, FILAS GIGANTESCAS para entrar nos estandes. Minha gente, era fila pra entrar no estande, fila pra ver livro, fila pra pagar… foi difícil entender o que estava acontecendo. Principalmente quando tinha algum famoso dando autógrafo… aí ficava impossível passar perto.

Ah! As filas da praça de alimentação estavam muito mas MUITO grandes… desistam de comer por lá. Graças a Deus levamos nossa própria comida – sanduíche de presunto. 😉 Mas uma coisa boa que achei foram os carrinhos para comprar sorvete: tinha um a cada esquina então estavam vazios e era fácil comprar.

Enfim, no gral ODIEI a organização. O número de pessoas era muito alto… Estou atribuindo isso ao fato de ser domingo também porque vocês conhecem paulista né: não tem nada pra fazer de fim de semana “- Ah, tem uma tal de bienal… vamos lá já que não temos nada pra fazer… pegar umas filas… levar nossos 8 filhos…”. Tinha mães com CRIANÇAS DE COLO, no carrinho e mais 10 filhos do lado. MEU DEUS gente fazia 40 graus lá dentro. PELO AMOR DE DEUS não levem seus filhos pequenininhos!!!

IMG_20140824_115741021_HDR

Livros

OK, essa parte foi um pouco melhor que a organização, mas mesmo assim me decepcionou muito. Alguns stands (sem ser de editoras) tinham promoções do tipo “livros por 3 reais, 3 por 10”, mas eram apenas livros didáticos ou clássicos da literatura. Pra quem interessa é um prato cheio, mas preparem-se para a muvuca porque tem muita gente comprando rsrs

Sobre os stands da Saraiva e Submarino: honestamente, o da Saraiva foi o que mais tinha desconto nos livros… mas a fila para pagar estava enorme. Eu achei Cidade do Fogo Celestial por R$ 20,00 mas não achei mais nenhum outro que interessava com desconto tão bom, então não tive coragem de enfrentar a fila. O do Submarino não tinha livro para vender, era apenas interativo. Não gostei, mas para quem curte estava bem bonito.

Os espaços das editoras eram o grande chamariz – estavam lindos! O da Novo Conceito era o mais bonito, mas era o que tinha mais fila… Nem consegui visitar porque a espera era MUITO grande. Foi uma decepção, porque realmente queria ter visitado esse espaço, mas estava impossível – não tenho mais esse pique para ficar 3 horas em fila, sinto muito. hahahahah

Sobre os preços: não estavam muito bons não. Vi livros que estavam por 30 reais no site da editora, 30 reais na livraria e 30 reais também na Bienal. Gente, se eu vou na Bienal espero boas promoções, não o mesmo preço da livraria. Acho que o mínimo que deveriam fazer era igualar os preços aos dos e-commerces tipo Submarino, Fnac, etc. Sério, não estava valendo a pena – eram poucas promoções de livros bons e desejados. Vale mais a pena comprar pela internet…

Dicas:

1) Comprem seu ingresso on-line! – http://premier.ticketsforfun.com.br/shows/show.aspx?sh=BIENAL14
2) Preparem-se para o calor – roupas leves e protetor solar
3) Usem calçados confortáveis (tênis, sapatilha, etc) – estou MOÍDA!
4) Deixem seus filhos pequenos em casa
5) Levem um lanche e bebida. Água também para hidratação (existem bebedouros lá mas advinhem: tem muita fila!)
6) Levem dinheiro. Muitos lugares aceitam cartão mas em dinheiro é mais fácil e rápido. Fora que os sorvetes e água podem ser comprados em qualquer esquina com dinheiro. – acho que as barraquinhas não aceitam cartão…
7) Não faz mal levar dinheiro extra para um taxi. A ida ou a volta podem ser dolorosamente demoradas a pé ou de ônibus.

É isso pessoal, acho que já falei muito mas não custa nada reforçar que para mim a Bienal não funcionou porque não tenho tanta disposição para filas e odeio lotação rsrs mas para quem está disposto, não liga de ficar de pé ou de esperar muito e também não liga muito para descontos, só quer comprar no stand, é um passeio legal. ACHO que de dia de semana é bem melhor e mais vazio. De fim de semana é que está insuportável mesmo. 😛

Para ilustrar, uma última foto de antes e depois onde podem ver nossa grande decepção rsrsr

IMG_365243636175882

Bjs
Marina

2 comentários sobre “Bienal do Livro 2014 (São Paulo) – Impressões e dicas

    1. Oi Ana, foi muito triste essa organização ruim 😦 Dizem que no Rio é melhor, mas aqui em SP foi tenso mesmo. Mas achei que valeu, agora eu já sei o que esperar pros próximos anos e vejo se consigo ir durante a semana rs

      Que pena que você não conseguiu 😦 Mas quem sabe no próximo ano você consegue e ainda pega uma que seja mais organizada? 😉 hehe

      Bjs

Deixe sua opinião ;)

