Brilho – Em Busca de Um Novo Mundo Livro 01

BRILHOBrilho
De Amy Kathleen Ryan

Sinopse: A Terra não existe mais, e em duas naves que procuram um novo mundo no espaço, uma menina de 15 anos precisa casar e engravidar para garantir a sobrevivência da humanidade. Enquanto isso, uma sucessão de acontecimentos eletrizantes torna a jornada pelo espaço algo absolutamente imprevisto. Temas como religião, a escolha da mulher e a ideia de poder e dominação vão aparecendo muito suavemente articulados ao longo da trama, amarrando o leitor com surpresas e reviravoltas estonteantes. São temas universais, postos num livro por uma escritora surpreendente e que promete arrasar a cena literária a partir desta sua fantástica criação.

Minha opinião: Muito bom, porém não tão bom quanto eu esperava.

A impressão que eu tive com esse livro foi de que comecei a ler, pisquei, e já tinha terminado. Poucos livros passam tão rápido quanto esse, mas acho que foi um conjunto de fatores: a escrita fluida, os acontecimentos, o rumo da história, os personagens…

Outro fato sobre a narrativa que deixou a história muito interessante é que ela é dividida em blocos com vários capítulos. O primeiro bloco é narrado pela Waverly e pelo Kieran, depois temos alguns blocos narrados apenas por ela, outros narrados apenas por ele, até o último bloco que tem capítulos alternados novamente.

Como é de se imaginar, Waverly e Kieran são os personagens principais. Ela, guerreira, mas ao mesmo tempo sensata e amável, é uma ótima protagonista. Já com ele não me empolguei muito. Gostei mais de Seth, outro rapaz, e acho que ele deveria ser protagonista. Se não foi desse volume, pelo menos podia ser do próximo…

A história foi boa e me surpreendeu pois tem muitos aspectos religiosos. Vários temas que levam a discussões que terminam envolvendo religião são abordados, além do próprio culto aos domingos e da fé em Deus e num pastor. Não esperava esse tipo de abordagem, mas não achei ruim. Combinou com o que estava acontecendo no momento e fez muito sentido.

No geral achei uma ótima história. Só não me empolguei tanto quanto achei que ia.. talvez por ter sido tão rápida, não sei… Mas recomendo! 😉

Bjs
Marina

4 comentários sobre “Brilho – Em Busca de Um Novo Mundo Livro 01

  1. Oi, Marina, bom dia!
    Sempre que vejo alguma coisa sobre esse livro eu lembro de The 100, da Kass Morgan. As histórias são bem parecidas: a necessidade de um mundo novo, personagens no espaço e tudo mais, mas a maior semelhança é que os capítulos também são alternados entre os personagens, o que me incomoda um pouco…
    Em The 100 temos não só dois personagens, mas sim QUATRO. Isso pra mim quase sempre torna o livro cansativo e eu sempre fico com aquela sensação de “poxa, tava começando a gostar dele, mas o capítulo acabou” :/
    Isso acontece em Brilho também ou é implicância minha mesmo? Hahahah

    1. Oi Lu!

      Então, eu acho que você pode cansar um pouquinho se você for que nem eu e não gostar do personagem principal. Como eu não me dei bem com ele, sempre que a narrativa era do ponto de vista dele fiquei um pouco “bodeada” e demorei mais para ler.

      Mas a história é boa sim! Não sei se é parecida com The 100 (que eu super quero ler e inclusive já tenho o livro), mas parece ser a mesma premissa… depois que eu ler eu falo, rsrs. 😉

      Acho que se você gosta de livros assim no espaço e não tem problemas com a abordagem da religião – porque ela é forte mesmo! – pode ler sem medo.

      Bjs

      Ah! E somos super diferentes nesse aspecto porque eu adoro narrativas alternadas entre vários personagens huahauhaua

Deixe sua opinião ;)

