Silo – Silo Livro 1

SILOSilo
De Hugh Howey

Sinopse oficial: O que você faria se o mundo lá fora fosse fatal, se o ar que respira pudesse matá-lo? E se vivesse confinado em um lugar em que cada nascimento precisa ser precedido por uma morte, e uma escolha errada pode significar o fim de toda a humanidade? Essa é a história de Juliette. Esse é o mundo do Silo.

Em uma paisagem destruída e hostil, em um futuro ao qual poucos tiveram o azar de sobreviver, uma comunidade resiste, confinada em um gigantesco silo subterrâneo. Lá dentro, mulheres e homens vivem enclausurados, sob regulamentos estritos, cercados por segredos e mentiras.

Para continuar ali, eles precisam seguir as regras, mas há quem se recuse a fazer isso. Essas pessoas são as que ousam sonhar e ter esperança, e que contagiam os outros com seu otimismo.

Um crime cuja punição é simples e mortal.

Elas são levadas para o lado de fora.

Juliette é uma dessas pessoas.

E talvez seja a última.

Minha opinião: Não foi o que eu esperava. Não que não tenha sido bom, apenas não era essa a ideia que eu tinha em mente quando comecei a ler o livro.

Para começar, ele se diferenciou pelo fato de que nenhum dos protagonistas eram adolescentes ou jovens adultos. A maioria deles era maior de 30 e poucos anos. Alguns já eram até idosos, então não é que eu não goste de protagonistas adultos, mas estava esperando algo mais na linha de Divergente e Jogos Vorazes com protagonistas mais jovens. Foi apenas diferente.

Outra coisa é que demorou muito para a “heroína” aparecer. O livro é dividido em 5 partes e ela só aparece na terceira (ou no final da segunda… não lembro). Depois, quando já estava na metade do livro, é que fui entender que o autor escreveu vários contos e que esse livro é um compilado dos 5 primeiros contos a respeito do SILO. Depois dessa informação entendi que os dois primeiros contos foram uma espécie de introdução, e consegui seguir melhor o raciocínio dele.

Fora esses aspectos diferentes, senti que ele se assemelhou mesmo a um clássico! Na capa está escrito isso, mas eu não achei que essa informação fosse tão precisa. Ele é MUITO bem escrito, MUITO bem elaborado, bem composto… é uma super história cheia de entrelinhas e um certo “terror” psicológico também. A pressão que você sente ao ler o livro é muito forte. Eu fiquei genuinamente abalada!

E é uma história triste, desesperadora… uma perfeita distopia! Senti que ele conta uma história fabulosa, marcante e perturbadora que ficará nas minhas lembranças por um bom tempo.

A narrativa é tranquila e feita sobre diversos pontos de vista. No final ficamos LOUCOS com essa divisão, porque queremos acompanhar um caminho mas toda hora temos que ver os outros… é tenso mesmo!!!

Então realmente gostei e recomendo esse livro, mas agora vocês já sabem que não é uma distopia semelhante às outras até então… é um clássico, muito mais adulto e sinistro.

Bjs
Marina

Anúncios

2 comentários sobre “Silo – Silo Livro 1

  1. Olá…descobri esse Blog e simplesmente estou apaixonadaa!
    pois sempre procuro por opiniões e indicações de livro e quantas indicações maravilhosas!!
    Gostaria de deixar algumas indicações minhas,talvez você já conheça,mas não achei no blog…então lá vai: Quando Nietzsche Chorou,Yalom, Irvin D. (é um drama lindo)
    A Síndrome de Copérnico.Loevenbruck Henri (suspense,gostoso de ler)
    A Pecadora,Hammesfahr, Petra (suspense maravilhoso)
    Se não tiver lido ainda,realmente recomendo,e espero ver sua opinião sobre eles aqui..
    Beijos!!!

    1. Obrigada Karina!!! É sempre muito bom receber esse carinho e também essas indicações maravilhosas. ❤

      Prometo que vou adicionar alguns na minha lista de desejados e espero fazer resenhas sobre eles aqui no blog. Gostei bastante da sinopse desses: A Pecadora e A Síndrome de Copérnico, vou até procurar para ver se não acho para baixar em algum site rsrsrs

      Super obrigada e apareça por aqui mais vezes 😉

      Bjs

Deixe sua opinião ;)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s