Quando Eu Era Joe – Joe Livro 01

QUANDO_EU_ERA_JOEQuando Eu Era Joe
De Keren David

Sinopse: Imagine o que é perder, em uma única noite, sua casa, seus amigos… Como é possível viver mentindo sobre todas as coisas? Sua escola e até mesmo o seu nome?

Aos 14 anos, Ty presencia um crime bárbaro num parque de Londres. A partir desse momento, tudo muda para ele: a polícia o inclui no programa de proteção à testemunha, e Ty é obrigado a assumir uma vida diferente, em outra cidade. O menino ingênuo, tímido, que costumava ser a sombra do amigo Arron, matricula-se na nova escola como Joe… E Joe não poderia ser mais diferente de Ty: faz sucesso com as meninas, torna-se um corredor famoso… Joe é tão popular que acaba incomodando os encrenqueiros da escola. Ser Joe é bem melhor do que ser Ty. Mas, logo agora, quando ele finalmente parece ter se encaixado no mundo, os atentados e ameaças de morte contra sua família o obrigam a viver no anonimato, em fuga constante e sob a pressão de prestar depoimentos sobre uma noite que ele gostaria de esquecer.

Minha opinião: É um ótimo livro, mas está bem abaixo do que eu esperava. Por ter grandes expectativas acabei me decepcionando um pouco, mas nem assim deixo de recomendá-lo.

Gostei muito da história abordar o programa de proteção às testemunhas. Sempre quis saber como funcionava, como era para as pessoas que entravam nele… então foi muito esclarecedor e pude perceber que nem sempre recomeçar é fácil e dá certo. Principalmente quando você não pode compartilhar a verdade com ninguém…

Ty é um menino amável e que gostei bastante à principio. Achei até um pouco ingênuo. Mas à medida em que ele se torna Joe vai descobrindo um novo lado de si que não conhecia e que, honestamente, não me agradou. Fiquei um pouco assustada com algumas de suas atitudes e com a sua evolução. Mas no geral é um personagem forte e bom.

Sua mãe é aquela típica mãe adolescente. Em algumas horas senti pena do rumo que ela foi obrigada a tomar na vida, em outras senti pena pelo Ty. Realmente ser uma mãe aos 16 anos não deve ser fácil e as consequências psicológicas são visíveis nas atitudes do menino.

Apesar da leitura ser original e bem fácil, não achei tãaaaoo fluida. É rápida, mas não tanto quanto eu gostaria. Talvez se eu tivesse me envolvido um pouquinho mais pudesse ter sido melhor, mas no geral gostei da história. Estava apenas com expectativas muito altas.

Bjs
Marina

2 comentários sobre “Quando Eu Era Joe – Joe Livro 01

Deixe sua opinião ;)

