Coração de Tinta – Mundo de Tinta Livro 1

coracaodetinta

Coração de Tinta
De Cornelia Funke

Sinopse oficial: Há muito tempo Mo decidiu nunca mais ler um livro em voz alta. Sua filha Meggie é uma devoradora de histórias, mas apesar da insistência não consegue fazer com que o pai leia para ela na cama. Meggie jamais entendeu o motivo dessa recusa, até que um excêntrico visitante noturno finalmente vem revelar o segredo que explica a proibição.

É que Mo tem uma habilidade estranha e incontrolável: quando lê um texto em voz alta, as palavras tomam vida em sua boca, e coisas e seres da história surgem como que por mágica. Numa noite fatídica, quando Meggie ainda era um bebê, a língua encantada de Mo trouxe à vida alguns personagens de um livro chamado “Coração De Tinta”. Um deles é Capricórnio, vilão cruel e sem misericórdia, que não fez questão de voltar para dentro da história de onde tinha vindo e preferiu instalar-se numa aldeia abandonada. Desse lugar funesto, comanda uma gangue de brutamontes que espalham o terror pela região, praticando roubos e assassinatos. Capricórnio quer usar os poderes de Mo para trazer de “Coração De Tinta” um ser ainda mais terrível e sanguinário que ele próprio. Quando seus capangas finalmente seqüestram Mo, Meggie terá de enfrentar essas criaturas bizarras e sofridas, vindas de um mundo completamente diferente do seu.

Minha opinião: Para quem gosta do gênero fantasia é um prato cheio! Infelizmente esse não é um gênero que me agrade. Foi mais uma daquelas tentativas de sair do meu lugar comum, mas não foi um sucesso. 😛 Também não foi um fracasso total, mas confesso que sofri um pouco para terminar a leitura…

OK, vamos começar pelos pontos positivos do livro: a autora escreve muito bem. Na verdade, mais do que isso, ela simplesmente te envolve com a escrita dela de uma maneira arrebatadora. É sensacional! E outra: a história é original. Sempre lemos histórias fantásticas em que somos transportados para um outro mundo, com seres diferentes, fadas e duendes. Nesse caso é o inverso: alguns personagens do livro são transportados para o nosso mundo, e nem são os protagonistas da história! Achei bem diferente.

Como ponto negativo, logo de cara já posso dizer que não gostei da personagem principal – Meggie. Ai… não sei explicar… só achei ela uma criança chata, petulante, mimada e um pouco irritante. Outra coisa foi o tamanho do livro e sua enrolação: temos mais de 400 páginas com letras pequenas (ou seja, grande mesmo), mas a ação e todo o drama só foram começar lá pela página 200. Honestamente, teve enrolação demais para o meu gosto e comecei a ficar desesperada para ver o final que não chegava nunca. Por mais que a autora escrevesse bem, senti como se boa parte da história estivesse se arrastando. 😦

Sobre os outros personagens, acabei gostando de dois ou três, mas (pode ser porque não gosto de fantasia) não consegui me apegar a nenhum!

O enredo é, como eu já disse, arrastado no começo, mas depois temos um desenvolvimento interessante e bem envolvente! Acho que quem gosta desse tipo de livro com certeza vai amar! Só que no meu caso foi uma leitura ok, apenas interessante e só.

Infelizmente não vou conseguir teminar essa série. 😦 Mas acho que vou ver o filme (que eu nem sabia que tinha e soube por acaso rsrs)

Segue o trailer para quem quiser ver:

Bjs
Marina

6 comentários sobre “Coração de Tinta – Mundo de Tinta Livro 1

    1. Oi Ana, ai que bom, me animei mais para ver o filme agora! rsrs Deve ser bom mesmo, adoro o ator principal 😉

      mas acho que se faz o seu estilo enfrente com coragem menina, você vai gostar! rsrs

      Obrigada pelo comentário!

      Bjs

  1. Comigo já aconteceu o contrário, eu assisti o filme primeiro (em uma sessão tão vazia que tinha gente deitada em várias cadeiras enquanto assistia), e só muuuito tempo depois vim descobrir que tinham três livros sobre a história!
    Tenho os três entre os meus desejados, mas infelizmente ainda não os comprei.

    1. Poxa eu preciso ver esse filme! Quem sabe gosto mais que do livro 😉 Pelo jeito você gostou, certo? Rsrs

      Você tem kindle ou kobo? Porque tem os 3 volumes para baixar de graça no site lelivros 😉

      Bjs

  2. Eu também vi o filme primeiro, e como sempre os livros são completamente diferentes, pois há apenas um filme e três livros. O filme pega mais do primeiro com o final totalmente diferente dos livros. Mas eu me apaixonei pela série, quando peguei para ler, também achei grande, mas depois não consegui parar de ler, a história, como a indicação disse, é muito original e te deixa muito curiosa, porque nunca acontece o que você acha que vai acontecer o que deixa mais gostoso de ler. Eu recomendo, porque se tornou uma das minhas séries preferidas.

    1. Muito bom Maria! É isso mesmo, quem gosta desse gênero se delicia com esse livro 😉

      Ainda não vi o filme (que vergonha rs falei que ia ver há séculos!), mas fiquei no mínimo curiosa 😉

      Bjs e obrigada pelo comentário

Deixe sua opinião ;)

