Réquiem – Delírio Livro 3

REQUIEMRéquiem
De Lauren Oliver

Sinopse oficial: No desfecho da trilogia em que o amor é considerado uma doença, Lena é um importante membro da resistência contra o governo. Transformada pelas experiências que viveu, está no centro da guerra que logo eclodirá. Depois de resgatar Julian de sua sentença de morte, Lena e seus amigos voltam para a Selva, cada vez mais perigosa. Enquanto isso, Hana, sua melhor amiga de infância, foi curada. Ela leva uma vida segura e sem amor junto ao noivo, o futuro prefeito. Às vésperas do casamento e da eleição – cujo resultado pode dificultar ainda mais a vida dos Inválidos -, Hana se questiona se a intervenção realmente tem efeito. Vivendo em um mundo dividido, Lena e Hana narram suas histórias em capítulos alternados. O que elas não sabem é que, em lados opostos da guerra, suas jornadas estão prestes a se reencontrar.

Minha opinião: um terceiro e último livro empolgante do começo ao fim! O enredo permanece firme e consistente – a autora conseguiu desenvolver os acontecimentos no tempo certo, tivemos muita ação e o final não foi atravessado. Só achei que faltou, de fato, um fechamento melhor para a história…

Lena certamente evoluiu muito e se descobriu como pessoa. Ela passou de uma protagonista inocente, bobinha e bem clichê para uma pessoa forte, determinada, bem decidida e corajosa. É aquele tipo de história que te deixa orgulhosa pela evolução da personagem.

Sobre os homens do livro, fico triste por tanta indecisão. Minha escolha já tinha sido tomada desde o segundo livro, então não pude deixar de ficar sentida quando a Lena ficava em dúvida quanto aos seus sentimentos. Ela magoou as pessoas, então fiquei desapontada com algumas atitudes contra quem não merecia esse tipo de tratamento.

Como eu disse, o final foi um pouco aberto. Achei que ficou muito a critério do leitor imaginar o final que gostaria. Sim, as coisas se resolveram, mas não tivemos nada decretado para nenhum dos personagens principais… A autora podia ter escrito pelo menos um epílogo contando o que imaginou como desfecho para cada um deles.

A escrita é intercalada entre capítulos narrados por Lena e capítulos narrados por Hana, o que foi uma surpresa já que eu não esperava a volta dela. Quer dizer, ela apareceu apenas no primeiro livro, então a volta dela com certeza foi algo diferente e que nos aguçou a curiosidade. Além disso a autora tem uma habilidade incrível de tecer essas histórias em paralelo que se encontram no final. Gosto muito da escrita dela!

Enfim, foi um desfecho bacana, interessante e muito bem escrito para um final de trilogia. Mas, como eu disse, os momentos finais deixaram um pouco a desejar. Apesar disso eu recomendo! Acho essa história muito boa e com uma mensagem geral bonita (como não gostar de um livro que exalta o amor, gente? ❤ rs), então acho que todos deveriam ler. 🙂

Bjs
Marina

Anúncios

Deixe sua opinião ;)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s