O Circo Mecânico Tresaulti

O_CIRCO_MECANICO_TRESAULTIO Circo Mecânico Tresaulti
De Genevieve Valentini

Sinopse: Às vezes, o mundo pode parecer um lugar desolador e escuro, formado por vastas amplidões cheias de conflito, onde o que todos procuram é se agarrar a algo que os faça sobreviver ao dia seguinte. Pois em O Circo Mecânico Tresaulti esse deserto cheio de perigos é atravessado pela magia de uma potente força criadora, capaz de devolver a integridade emocional e física a quem se juntar à trupe.

Em pleno cenário pós-apocalíptico, O Circo Mecânico Tresaulti ergue sua lona e dá início ao grande espetáculo. Ambientado sobre a perigosa superfície de um mundo devastado, cheio de bombas e radiação remanescentes de uma guerra pela qual todos já saíram derrotados, este belo romance nos apresenta uma caravana circense em eterna viagem através de muitas cidades sem país, região ou rota definida. Lugares que podem não mais existir quando o circo retornar.

Aqueles que se juntam ao circo procuram segurança, trabalho sem risco de vida ou apenas uma nova forma de recomeçar. E seguir adiante, apesar de tudo. Boss, a força motora do circo, agrega novos personagens, atraídos pela sua habilidade muito especial para recuperar corpos mutilados pela guerra, criando assim magníficos seres mecânicos pós-humanos – repletos de complexas engrenagens, placas de ferro, pétalas de cobre, pulmões relojoaria, rodas e pistões –, cada um trazendo para o circo algo nunca visto e sentido antes.

O público se aglomera para ver de perto as proezas desse grupo de pós-humanos fascinantes mas por vezes sombrios. É nesse picadeiro que enxergamos uma parte de nós em uma delicada lente de aumento.

Minha opinião: Bom, posso começar dizendo que eu nunca gostei de circo, tenho medo de palhaços, caras pintadas, etc etc… então fiquei me perguntando (mais de uma vez): Por quê comprei esse livro??? Realmente foi um impulso pela edição ser muito bonita, o livro ser bem elogiado, e por aí vai…

Felizmente foi uma grande surpresa! Não desgostei. No máximo achei OK, mas a história me agradou muito mais do que algumas que li recentemente.

Para começar, a narrativa é fluida, porém não é fácil! Durante toda a história temos pontos de vistas de personagens alternados, sem aviso, e em épocas distintas. Uma hora estamos lendo sob a perspectiva de Little George no presente, mas logo mais somos jogados ao passado pelo ponto de vista da Bird. Esse é só um exemplo, mas o que quero dizer é que é difícil acompanhar os acontecimentos sem prestar muita atenção, pois não existe uma linearidade.

Fora isso não temos uma data precisa em que tudo acontece. O que sabemos é que todos os personagens vivem muitos anos (mais do que nós, humanos, vivemos), e que toda a “tecnologia” por trás dos artistas mecânicos é algo único e particular do circo. Não é um mundo tecnológico, cheio de avanços científicos.. pelo contrário, vemos vilarejos e aldeões em contraste com máquinas equipadas para viver como humanóides.

O enredo, em si, é composto por uma história atual, mas o pano de fundo é formado por várias outras historinhas que contam como o circo se formou. A cada capítulo conhecemos melhor os personagens e conseguimos entendê-los e torcer por eles.

Eu, particularmente, achei a história um pouco séria e com um “quê” triste de fundo. Você acaba a leitura com um sentimento esquisito, que não consigo explicar. Simplesmente é uma história onde você é familiarizado com a morte, então não é muito legal…

Enfim, gostei. Não repetiria a leitura e recomendo apenas para aqueles que estão a fim de um livro mais sério, difícil, melancólico e diferente.

Bjs
Marina

Anúncios

Deixe sua opinião ;)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s