Iluminadas

ILUMINADASIluminadas
De Lauren Beukes
Editora Parceira: INTRÍNSECA

Sinopse: Harper Curtis é um assassino que vem do passado. Kirby Mazrachi é a garota que estava destinada a não ter um futuro.

Chicago, 1931. Harper Curtis, um andarilho violento, invade uma casa abandonada que esconde um segredo tão chocante quanto improvável: quem entra ali é transportado no tempo. Instigado por um comando que parece vir da própria casa, Harper persegue as “meninas iluminadas” – garotas cuidadosamente escolhidas em diferentes décadas – com o objetivo de matá-las. Voltando no tempo após cada assassinato, seus crimes são perfeitos e impossíveis de serem rastreados. Ou pelo menos é o que ele pensa.

Chicago, 1992. Kirby Mazrachi viu sua vida ser destroçada após um ataque brutal que por pouco não a levou à morte. Incapaz de esquecer tal acontecimento, Kirby investe seus esforços em encontrar o homem que tentou assassiná-la. Seu único aliado é Dan, um ex-repórter policial que cobriu seu caso e agora aparentemente está apaixonado por ela. À medida que a investigação de Kirby avança, ela descobre outros casos semelhantes ao seu – e garotas que não tiveram a mesma sorte que ela – ligados por evidências que parece impossíveis. Mas, para alguém que deveria estar morto, impossível não significa que não tenha acontecido.

Minha opinião: Para quem gosta de um bom suspense policial, esse livro é um prato cheio!

A narrativa merece toda uma atenção especial: de um lado temos Harper, numa narrativa não-linear, viajando através do tempo em busca de suas garotas iluminadas; por outro, temos Kirby (adorei esse nome! rs), que tem uma narrativa linear, tentando achar o homem resposnsável por seu quase assassinato.

Devo dizer que a autora escreve muito bem. Eu diria que a escrita dela é impecável, mas o desenrolar da história deixou alguns pontos a desejar… um deles é a infância de Harper – eu honestamente gostaria de ter lido mais sobre essa época, pois o pouco que vimos foi muito interessante. Acho que ela podia ter abordado mais esse assunto, pois talvez isso explicasse porque ele se tornou essa pessoa.

Alguns capítulos eram narrados por Kirby, outros por Harper, mas também tínhamos diversos outros narradores, como as meninas que ele matou ou um policial envolvido no caso. No geral, acho que foram pontos de vista demais. No começo fiquei super confusa e demorei um bocado para entrar na história, mas no final já estava habituada e devorei as últimas páginas! Entretanto ainda acho que alguns pontos de vista eram desnecessários. :p

Infelizmente esse tipo de livro não é meu favorito. O que chamou minha atenção foram as críticas muito boas e a capa, então foi mais uma tentativa de sair do meu lugar comum. Realmente acho que quem gosta de suspence e de livros policiais vai amar (vou emprestar para minha vó!), mas não fez o meu estilo… inclusive, quem não curte esse tipo de leitura pode se sentir um pouco cansado com ela, pois são muitos detalhes e temos que ficar atentos a todo instante.

Em suma achei um livro muito bom, com um final um pouco atravessado e rápido, mas muito original – uma ótima pedida 😉

Bjs
Marina

Um comentário sobre “Iluminadas

Deixe sua opinião ;)

