O Silêncio das Montanhas

O_SILENCIO_DAS_MONTANHASO Silêncio das Montanhas
De Khaled Hosseini

Sinopse oficial: O Silêncio das Montanhas traz como protagonista os irmãos Pari e Abdullah, que moram em uma aldeia distante de Cabul, são órfãos de mãe e têm uma forte ligação desde pequenos. Assim como a fábula que abre o livro, as crianças são separadas, marcando o destino de vários personagens.

Paralelamente à trama principal, Hosseini narra a história de diversas pessoas que, de alguma forma, se relacionam com os irmãos e sua família, sobre como cuidam uns dos outros e a forma como as escolhas que fazem ressoam através de gerações. Assim como em O Caçador de Pipas, o autor explora as maneiras como os membros sacrificam-se uns pelos outros, e muitas vezes são surpreendidos pelas ações de pessoas próximas nos momentos mais importantes.

Segundo o próprio Hosseini, o novo título “fala não somente sobre a minha própria experiência como alguém que viveu no exílio, mas, também sobre a experiência de pessoas que eu conheci, especial os refugiados que voltaram ao Afeganistão e sobre cujas vidas tentei falar tanto como escritor quanto como representante da Organização das Nações Unidas. Espero que os leitores consigam amar os personagens de O Silêncio das Montanhas tanto quanto eu os amo”.

Seguindo os personagens, mediante suas escolhas e amores pelo mundo – de Cabul a Paris, de São Francisco à Grécia -, a história se expande, tornando-se emocionante, complexa e poderosa. É um livro sobre vidas partidas, inocências perdidas e sobre o amor em uma família que tenta se reencontrar.

Minha opinião: Eu comecei a leitura sem saber o que esperar… Nunca tinha lido nenhum livro desse autor e não tinha lido a sinopse desse livro. Minha amiga simplesmente falou: Má, estou lendo um livro MARAVILHOSO! Lê também pra gente poder comentar. E foi o que eu fiz.

Não digo que o livro foi maravilhoso, mas foi muito bom, a escrita me agradou muito e o livro é bem envolvente!

Temos uma história central – a separação de dois irmãos e as reviravoltas na busca de um reencontro – mas o livro é narrado de diversas perspectivas. Cada capítulo corresponde a um personagem dessa “família” e ficamos sabendo um pouco mais sobre a história de vida deles.

Não há uma cronologia muito clara, principalmente no começo onde muitas histórias se cruzam em épocas diferentes, mas ao longo do livro percebemos que as várias décadas contadas pelos personagens acabam se encaixando até os dias de hoje e dando forma à história.

Muitas das abordagens são um pouco fortes. Temos pobreza, vaidade, doença, guerra, preconceito e diversos outros temas que em alguns momentos nos surpreendem e nos assustam um pouco, e, ao meu ver, é uma história triste.

O final foi emocionante! Fiquei com lagriminhas nos olhos, e, por mais que o autor tenha tentado terminar de uma maneira feliz, continuei me sentindo triste. Acho que o sentimento que eu tive foi de que a vida não é justa para todos, ela dá muitas voltas e nem sempre tem o final que esperávamos.

Gostei muito da leitura e acho que vou ler outros livros do autor, como O Caçador de Pipas, que obviamente é bem recomendado por muita gente rs

Bjs
Marina

Anúncios

Um comentário sobre “O Silêncio das Montanhas

  1. Oi adorei.. muito obrigado, amei a maneira que vc usou para descrever essa resenha…me fez se interessar pelo livro….mas vc já leu o livro reverso escrito pelo autor Darlei… se trata de um livro arrebatador…ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos…..e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história…..acesse o link da livraria cultura e digite reverso…a capa do livro é linda, ela traz o universo como parte principal.
    http://www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?

Deixe sua opinião ;)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s