Um Amor para Recordar – Nicholas Sparks

Oi gente,

Não sei se vocês se lembram, mas nesse post expliquei meu medo de chorar litros ao ler Nicholas Sparks. Acontece que dias após o post acabamos comprando um aglomerado de 5 livros dele. Dentre eles, o primeiro que eu li foi Um Porto Seguro e não chorei litros, portanto resolvi me aventurar em um outro livro, Um Amor para Recordar, que já sabia o final para não ter tantas surpresas.

Eu assisti o filme que foi inspirado no livro pela primeira vez há alguns anos e assisti  novamente há pouco tempo… e devo dizer que chorei d+ nas duas vezes, simplesmente porque foi lindo!!! Não sei se quando eu estava lendo o livro fiquei meio insensível ou se por já conhecer a história me preparei para não me apegar muito aos acontecimentos… enfim… acabou que preferi o filme ao livro.

Isso é muito difícil de acontecer, porque eu quase sempre prefiro o livro (exceção Orgulho e Preconceito), mas nesse não teve jeito. Tem coisas que acontecem no livro que eu adoraria ter visto no filme, mas MUITAS coisas que acontecem no filme eu necessitava no livro (como, por exemplo, a listinha da Jamie). A minha preferência pode ter sido influenciada pelo fato de no filme ser o Shane West que faz o papel do Landon…. mas a verdade é que o Landon Carter do livro é meio sem graça, já no filme (culpa do Shane) ele é bem mais carismático. A Jamie do filme também foi mais legal que a do livro, pois durante o filme nós pudemos perceber a personalidade real dela (não só a filha bondosa do pastor), coisa que no livro só é percebida mais para frente da história.

Um-Amor-Para-RecordarApesar de ter comparado o filme com o livro… algo que eu acabo sempre fazendo porque eu não me controlo…. o livro em si é uma história bonita e triste que gira em torno da religiosidade, da fé, do amor e de como algumas pessoas entram na nossa vida e conseguem mudar a nossa maneira de ver o mundo e de viver.

O que me impediu de gostar muito do livro foi a demora para a história chegar aonde queria que ela tivesse chegado e o romance em si que acontece muito rápido. Se bem que acredito que o foco da história é o fato do amor ajudar o Landon a amadurecer, mas o titio Nicholas podia ter explorado mais os momentos apaixonados deles… tá bom.. sei que vão falar que estou reclamando de barriga cheia… mas nesse quesito o filme foi muito melhor, pois focou nos encontros e no desenvolvimento do relacionamento deles.

Enfim, recomendo para aqueles que não assistiram o filme e queiram ler uma história de amor, e para aqueles que assistiram e desejam conhecer a história que inspirou o filme.

Segue o trailer do filme que eu super recomendo!

Bjos,

Ju

Deixe sua opinião ;)

