Excalibur – Último livro da trilogia As Crônicas de Artur

Oi gente,

Nossa….demorei + hoje vim comentar sobre o último volume das “Crônicas de Artur- Excalibur”. Nem preciso dizer que por ser o último da trilogia este livro  foi muito bom e deixou um gostinho de quero mais!!

Caso alguém não tenha lido os primeiros livros prepare-se para spoilers ou visite os posts do 1º https://fomedeleitura.wordpress.com/2012/11/11/trilogia-as-cronicas-de-artur-o-rei-do-inverno/ ou do 2º volume https://fomedeleitura.wordpress.com/2013/03/03/segundo-livro-as-cronicas-de-artur-o-inimigo-de-deus/.

Excalibur- Bernard Cornwell
Excalibur- Bernard Cornwell

Eu sempre tento não revelar muitas coisas para não estragar a história para ninguém mais aí vai: todos nós sabemos que a história não acaba muito bem para o Artur, e vamos ser sinceros ele morre e todo mundo que está lendo meio que JÁ SABIA! A questão é que saber não torna a história menos emocionante e nós ficamos o livro inteiro tentando adiar o inadiável.

Enfim, neste terceiro livro temos os personagens um pouco mais velhos, temos Artur tentando lidar com a traição mais do que pública da Guinevere, podemos perceber o perigo da Morgana ter se aliado ao bispo Sansum, presenciamos a magia de Merlin nos animar e nos decepcionar mais uma vez, conseguimos descobrir como Derfel perde a mão, entre outros. Mas apesar de tudo isso, este último livro carrega uma tristeza constante onde a cada momento nos sentimos como Derfel e Arthur que são rodeados pela idéia de que tudo pode estar perdido, mas tentam se agarrar nos últimos fios de esperança para de tentar salvar a Britânia dos saxões e até de si mesma!

Este livro se tornou meu preferido da trilogia, isso porque além de narrar batalhas maravilhosamente bem, Bernard Cornwell conseguiu me fazer compreender e me afeiçoar a Guinevere! Como? Neste volume Guinevere se destaca como uma brilhante estrategista, uma mulher forte e melhor preparada para grandes feitos que muitos homens, mas que está presa em um universo masculino e por isso frustrada pela falta oportunidades de provar seu valor naquele universo; vi uma mulher forte que tenta fazer acontecer aquilo que deseja! Esta Guinevere cega pelo poder que sabia ter capacidade de conseguir mas não oportunidade, acabou desviando de seu caminho, e agindo da forma que agiu. Claro que nada disso justifica as suas atitudes, mas depois deste livro não teve como não gostar cada vez mais da Guinevere e cada vez menos do Artur… tudo uma influência de Derfel, é claro!

Neste volume também constatamos mais uma vez o grande amor de Derfel por Ceinwyn  e vice-versa, Merlin e Nimue e sua tentativa de manter viva suas tradições e crenças , o crescimento do cristianismo e de Mordred, que se transforma de  criança para um rei cruel e facilmente manipulado!

Enfim, acho que já falei demais sobre o livro em si, o que resta a dizer é que espero que mais pessoas leiam esta trilogia de Bernard Cornwell e possam ser transportados para esta Britânia  acompanhados de Derfel.

Uma curiosidade sobre o livro é que me fez imaginar que daria uma ótima série de TV que deveria ter no mínimo 3 temporadas! Claro que seria difícil retratar o envelhecimento dos personagens, mas ainda torço para que um dia aconteça e acredito que seria um sucesso!

Espero que vocês se animem a ler estes livros!

Bjuss

Julia

Anúncios

Deixe sua opinião ;)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s